Postado em 09/11/2020
A educação continuada é sempre bem-vinda. Entre outras razões, o conhecimento e a pesquisa sempre somam no fazer da profissão de Direito. Por isso, hoje vamos ponderar 10 motivos para realizar uma pós em Direito.
Basta a graduação para ter uma carreira de sucesso em Direito?
Atualmente, os advogados e as advogadas estão desanimados com a profissão: mercado inchado, baixa remuneração, desacreditação das instituições. Esses eventos externos, como diz a filosofia estoica, não podemos controlar!
Mas sabe o que podemos controlar? Os conhecimentos que buscamos para agregar o fazer em Direito, por meio do estudo diferenciado e especializado, para que os profissionais possam se diferenciar no mercado.
Confira 10 razões para realizar uma pós em Direito
Esses 10 motivos surgiram a partir de uma live no Instagram dos professores Ivan Durães e Benedito Macedo, que discutiram razões honestas para seguir com os estudos formais, por meio de uma pós-graduação. Vamos conferir alguns dos pontos levantados:
1. Preenchimento das lacunas deixadas na graduação
No geral, quando se trata de graduação, alguns temas são explorados com certa superficialidade, deixando algumas lacunas no que diz respeito a temas que nunca foram vistos na graduação ou temas que sofreram modificações durante o tempo. Dessa forma, o advogado generalista não consegue ter uma profundidade sobre essas temáticas novas, por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Uma pós-graduação, então, é eficaz para o preenchimento dessas lacunas deixadas pela graduação, que tem esse caráter de formação de base e, portanto, mais generalista.
Você pode gostar de:
2. Generalista x Especialista
Hoje em dia, é muito difícil conseguir conquistar uma carreira de sucesso em Direito sendo generalista. “Conhecer um pouquinho de tudo é conhecer quase nada”, comentou o Prof. Ivan.
Uma formação centrada em uma área específica e especializada tem o potencial e a finalidade de retirar os profissionais do Direito do generalismo e ajudar a focar uma área de atuação específica.
3. Gestão eficaz da carreira
“Um advogado generalista não consegue focar um nicho específico de mercado. Com isso, a gestão eficaz da carreira jurídica vai ficar comprometida. [...] Quanto mais especializado em um ramo específico da lei jurídica, maior a efetividade da gestão da carreira ”, apontou o Prof. Benedito Macedo.
Então, cada um vai ser responsável por ser o gestor da própria jornada profissional, tendo em vista todo um planejamento. E a pós-graduação, nessa perspectiva, é um degrau muito importante para o gerenciamento da carreira.
Vale sempre perguntar: onde eu quero chegar a curto, médio e longo prazo?
4. Autonomia profissional
Com uma formação especializada no Direito, de acordo com um nicho de mercado, existe a possibilidade de uma maior autonomia profissional. Então, a partir da pós-graduação, você pode achar uma especialidade, focar nela e se tornar uma autoridade no assunto.
Durante a live, o Prof. Benedito fez uma analogia a uma filosofia japonesa do mercado financeiro: Ikigai, que diz sobre fazer o que gosta, ser muito bem pago por isso e o seu trabalho ter relevância para a sociedade. Um caminho para encontrar o seu Ikigai é por meio de um curso de pós-graduação.
5. Desenvolvimento do domínio no diálogo entre teoria e prática
“Os cursos de pós-graduação semipresenciais em Direito da Pós FMU têm um apelo extremamente voltado para esse diálogo entre teoria e prática”, afirmou o Prof. Ivan Durães.
Um curso de pós-graduação lato sensu bem estruturado e que pode ajudar você a crescer e a melhorar a práxis do Direito é aquele focado na conversa entre a teoria e a prática, e, portanto, se volta para o desenvolvimento profissional com o subsídio de instrumentos teóricos.
“Na nossa área, por exemplo, um dos cursos em que o Prof. Ivan é coordenador, a Pós em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde, traduz isso [o diálogo entre teoria e prática]”, comentou o Prof. Benedito Macedo.
6. Formação de uma rede de contatos profissionais (networking)
Segundo o Prof. Ivan, cada vez mais os profissionais de Direito precisam de uma rede consolidada de apoio. Então, a pós-graduação é um ambiente frutífero para o estabelecimento de uma rede de relacionamentos estruturada (networking) e que vai acompanhar os profissionais durante toda a trajetória da carreira.
7. Projeção de carreira: concorrer a cargos mais altos
“Estamos diante de modelos de atuação profissional, modelos de atuação na advocacia e em outros ramos do Direito, em que a demonstração da sagacidade para prosseguir os estudos de maneira formal é uma marca importante para a conquista de cargos mais altos em organizações, escritórios jurídicos e até mesmo em concursos públicos”, afirmou o Prof. Ivan.
Então, em um mercado com um mar de profissionais, é importante sempre continuar a aprender e a desenvolver o conhecimento formal, de modo a conseguir um maior destaque no mercado de trabalho e, consequentemente, alcançar cargos de maior destaque.
8. Motivação e satisfação pessoal
Na trajetória acadêmica, a busca pelo conhecimento formal pode acarretar uma satisfação pessoal, tendo em vista que as conquistas acumuladas são potencializadores da motivação.
9. Aumento da empregabilidade
“Na realidade, o item 7, que é concorrer a cargos mais altos, está linkado com a empregabilidade. A partir do momento em que você se torna uma autoridade e procura um segmento no mercado [...] as chances de empregabilidade para aquele segmento são muito maiores”, comentou o Prof. Benedito Macedo.
Por exemplo, para o profissional que está inclinado a investir em uma carreira como servidor público, ou seja, por meio de concursos públicos, o título de especialista conta pontos positivos para a classificação do concurseiro.
10. Socialização da informação com o advento da internet
Hoje em dia, as tecnologias da informação estão transformando a nossa vida. Como a nossa sociedade é uma sociedade de rede, novas demandas surgem, também, na área do Direito.
Por isso, realizar um curso de pós-graduação é relevante para esse aspecto da socialização do conhecimento por meio de instrumentos digitais, para impactar a vida das pessoas e a vida em sociedade.