Postado em 23/07/2021
Os exercícios pliométricos, ou exercícios de explosão, estão ganhando cada vez mais espaço nas academias, como os treinos funcionais e o CrossFit, entre outros. Mas, você sabe quais são os principais benefícios do treino pliométrico?
O que são exercícios pliométricos?
Exercícios pliométricos são aqueles que envolvem dois tipos de ação imediata: ação excêntrica, que acontece quando os músculos se contraem e alongam, e ação concêntrica, que acontece quando os músculos se encurtam rapidamente.
Ao contrário do senso comum, a pliometria não é feita só de exercícios de salto e envolvendo apenas os membros inferiores, mas também envolve os membros superiores.
Exemplos de exercícios pliométricos, segundo artigo da Viva Bem:
• Saltos: salto vertical, salto na caixa, agachamento com salto, entre outros.
• Drop jump.
• Pular corda.
• Flexão de braços batendo palmas, flexão de braços com salto horizontal, entre outras.
• Arremessos com medicine ball.
Leia mais:
Três principais benefícios da pliometria
1. Melhoria do desempenho
Principalmente em esportes que envolvem saltos e sprints, os treinos pliométricos se mostraram capazes de ajudar os atletas a melhorar o seu desempenho nos esportes.
De acordo com um estudo da Frontiers in Physiology publicado pelo UOL, “após 10 semanas de treinamento com exercícios pliométricos, jogadoras de handebol melhoraram o salto vertical em 21,1%. E o tempo nos sprints de 5 metros chegou a evoluir em 10%, deixando as atletas mais velozes”.
2. Ganho de coordenação motora, equilíbrio e força
Segundo estudos, os treinos pliométricos podem ajudar a desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio, imprescindíveis em movimentos de saltos.
Combinando diferentes exercícios pliométricos e exercícios com peso, há a possibilidade de melhorar o ganho de força e potência muscular.
3. Otimização da performance dos corredores
Os treinos pliométricos também ajudam os corredores profissionais a ter um maior desempenho nas corridas, porque auxiliam a tornar as passadas mais rápidas e eficientes, além de, como já apontamos anteriormente, desenvolver a coordenação motora, a força e o equilíbrio.
Agora que já sabemos um pouco mais sobre treinos pliométricos, que tal se aprofundar nesse e em outros assuntos da área de Educação Física, realizando uma Pós em Educação Física?