Postado em 26/02/2020
Você não gosta de correr, mas quer queimar gordura? Confira estas dicas de exercícios que preparamos para você!
Correr é muito bom: diminui o estresse, aumenta a resistência e, o melhor de tudo, queima calorias. Mas, e se correr não for seu exercício predileto? Você tentou esteira, asfalto, terra, pista de atletismo, grupo de corrida no Facebook, e nada? Fica tranquilo! Você não está sozinho.
Além da corrida, existe uma infinidade de atividades que podem queimar calorias e auxiliar você a manter os músculos em evidência, já que você sabe que de nada adianta malhar se a sua porcentagem de gordura corporal for alta. Quando o assunto é queima de gordura, intensidade é mais importante que volume. Correr não garante o emagrecimento, intensidade sim, até porque há estudos que comprovam que até mesmo a musculação pode gerar mais ganhos nesse sentido.
Confira abaixo 4 treinos que gastam mais calorias que a corrida.
- Agachamento Tabata
Os exercícios Tabata e HIIT são constantemente confundidos. No agachamento Tabata, a proposta é fazer agachamento com salto, quase um burpee. São 20 segundos de exercício com 10 segundos de descanso. Desenvolvido em 1996 pelo Departamento de Fisiologia e Biomecânica do Instituto Nacional de Fitness e Esportes, em Kagoshima, no Japão, o protocolo estudou durante seis semanas os efeitos sobre a capacidade aeróbica e anaeróbica em dois grupos de pessoas.
O primeiro grupo completou 8 sessões de 20 segundos de sprints na intensidade máxima, seguidos por 10 segundos de descanso, totalizando 4 minutos. O segundo grupo completou treinos de 60 minutos de cardio em ritmo constante. Na conclusão do estudo, aqueles que realizaram o treino intervalado melhoraram tanto a capacidade aeróbica quanto a anaeróbica. Já o segundo grupo, que treinou em ritmo constante, só melhorou a capacidade aeróbica. Conheça o estudo aqui.
Antes de iniciar o treino, é bom fazer um breve aquecimento. Como em todos os outros treinos, o corpo aquecido responde melhor à atividade física e evita lesões. Faça um treino de 8 sessões: cada sessão consiste em 20 segundos de intensidade máxima (escolha qualquer movimento, como agachamento, pull-up, push-up, abdominais ou exercícios como corrida, natação, ciclismo) seguidos por 10 segundos de descanso.
O mais importante é manter a intensidade máxima durante os 20 segundos ativos. Não relaxe depois da 4ª ou 5ª série. Tente manter o ritmo e a disciplina até a 8ª e última série.
O início será mais difícil, já que o Tabata exige muito do condicionamento cardiovascular e respiratório. No entanto, em pouco tempo você já irá perceber os resultados. Ao final, se o seu coração estiver saindo pela boca, você executou corretamente o protocolo. Certifique-se de estar acompanhado de um profissional ao realizar esse tipo de treino.
Assim como todo treino intervalado de alta intensidade, esses exercícios curtos e intensos forçam seus batimentos para perto da frequência cardíaca máxima, proporcionando melhor capacidade atlética e condicionamento, melhora do metabolismo da glicose e auxílio na queima de gordura.
- Pular corda
Pular corda emagrece, queima calorias e elimina a barriga, esculpindo o corpo. Em apenas 30 minutos desse exercício, é possível perder até 300 calorias e tonificar coxas, panturrilha, bumbum e abdômen. Para começar, é preciso investir na compra de uma corda e de um tênis que absorva bem o impacto para proteger as articulações. É preciso, ainda, ter o cuidado de não pular corda em cima da grama (para não cair em buracos) e no asfalto. O local ideal para pular corda é em cima de tapetes, em um piso de madeira ou emborrachado.
De acordo com um estudo apresentado no encontro anual do American College of Sports Medicine, 10 repetições velozes gastam mais que 30 segundos de sprint na bike e desenvolvem mais músculos, já que você utiliza membros inferiores e superiores.
- Bater corda
Bravo com a vida? Desconte nas cordas! Se antes falamos pra você pular, agora bata. Esse exercício vem se tornando cada vez mais popular, muito por conta do CrossFit e dos treinos funcionais.
Queima 10,3 calorias por minuto e ajuda a controlar totalmente o estresse. Além disso, é um exercício de baixo impacto, já que não prejudica as articulações, principalmente as do joelho. Pesquisadores da Universidade de Nova Jersey concluíram que, além dessa alta queima de calorias, bater corda é campeão em consumo de oxigênio.
Para fazer esse exercício, o ideal é usar uma corda naval, e não uma convencional, como a que se usa para pular.
- Burpee
Muito conhecido por praticantes de CrossFit, o burpee é um exercício bastante complexo e, apesar de não contar com nenhum acessório, trabalha diversas partes do corpo, queima calorias e define músculos. Por exigir grande esforço, costuma até mesmo ser odiado por muitos, mas saiba que sobram razões para incluir a atividade no treino. Esse exercício ajuda a construir força e resistência, aumenta a frequência cardíaca e pode queimar cerca de 300 calorias em apenas 30 minutos. Além disso, o treino ainda auxilia no equilíbrio e na coordenação.
Apesar de ser cansativo e exigente, o burpee ainda pode ser boa opção para quem tem pouco tempo de sobra para se exercitar. Separar alguns minutos do dia para praticar a atividade, que pode ser feita em qualquer lugar, até mesmo em casa, já garante bons resultados.
Então, se você não curte correr e precisa queimar calorias, agora você tem 4 opções ainda mais efetivas! Qual delas você vai tentar primeiro?