Postado em 21/06/2017
O tratamento para o problema ajuda a aliviar os sintomas de dor e dificuldade para caminhar provocados pela fricção do esporão na fáscia plantar, sendo, por isso, recomendado utilizar sapatos macios com palmilha ortopédica. Deste modo, a pessoa poderá apoiar melhor o pé para evitar que o esporão provoque pressão excessiva, aliviando a dor.
Acompanhe o que você pode fazer para aliviar a dor do esporão:
1. Alongamento
Podem ser utilizados alguns exercícios de alongamento da fáscia plantar, como puxar os dedos do pé para cima durante 20 segundos ou rolar o pé em cima de uma bola de tênis, para melhorar a elasticidade da fáscia e evitar que ela fique presa no esporão, aliviando a dor.
2. Medicamentos
Quando a dor demora a passar é recomendado consultar um ortopedista e de acordo com sua avaliação, pode prescrever remédios anti-inflamatórios, que reduzem a inflamação no local do esporão, facilitando o caminhar e o alívio mais rápido na dor.
3. Massagem
Um bom creme hidratante para os pés e óleo de amêndoa doce são indicados. A própria pessoa pode massagear seu pé, mas é mais relaxante quando outra pessoa realiza a massagem.
4. Palmilha
Usar uma palmilha de silicone é uma boa estratégia para diminuir a pressão do peso do corpo sobre a região dolorida. O ideal é que seja utilizada uma palmilha que tenha um `buraco` exatamente no local onde se localiza o esporão porque assim toda a planta do pé fica bem apoiada e a região dolorida não fica em contato com a palmilha, nem o sapato.
5. Fisioterapia
A fisioterapia para esporão do calcanhar inclui o uso de eletroterapia e aplicação de gelo, para reduzir a inflamação dos tecidos ao redor do esporão, aliviando a dor ao caminhar. Ela pode ser realizada de 3 a 4 vezes por semana, até a eliminação dos sintomas.