O que você aprenderá:
Avaliar e interpretar a composição corporal em sujeitos sedentários, ativos e atletas é de grande importância na ciência do exercício, na nutrição e na medicina preventiva e corretiva, principalmente quando se busca a individualização e a adequação dos programas para melhoria da qualidade de vida e do rendimento esportivo.
Nos últimos anos, a composição corporal também vem ganhando uma importância considerável nos casos clínicos, pois esse interesse não é à toa. Sabe-se que desordens metabólicas, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias têm grande relação com a distribuição e o aumento da gordura corporal. Tais avaliações devem ser realizadas através de testes e retestes que, por sua vez, podem fornecer subsídios para a progressão do programa de exercícios, planejamento nutricional e tratamentos clínicos em pacientes obesos. No entanto, apesar da extrema importância, ainda vemos poucos profissionais avaliando seus clientes frequentemente.
Dessa forma, o objetivo com este material didático é fornecer subsídios para que os profissionais da área da saúde possam avaliar e acompanhar a evolução de seus clientes na prescrição de exercícios e intervenções médicas e/ou dietéticas.
Apresentaremos métodos de avaliação, fórmulas para cálculo de densidade corporal, percentual de gordura, fracionamento da composição corporal e os protocolos mais utilizados para homens, mulheres, crianças, atletas e idosos de uma forma simples e prática.