Postado em 15/05/2020
Contabilidade diz respeito a um sistema de informações e avaliação que visa prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza financeira, física e de produtividade no tocante à entidade objeto de contabilização.
Por sistema de informações compreende-se um conjunto articulado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e edições de relatórios que permitem abordar as informações de natureza repetitiva com a máxima relevância e o mínimo de custo, bem como dar condições para, mediante a utilização de informações primárias constantes no arquivo básico, juntamente com técnicas derivadas da própria contabilidade e/ou de outras disciplinas, fornecer relatórios de exceção para finalidades específicas, em oportunidades específicas ou não.
Como usuário da contabilidade, entende-se toda pessoa física ou jurídica interessada na avaliação da situação e do progresso de determinada entidade, e os usuários podem ser divididos em externos e internos à entidade. Os primeiros são constituídos basicamente por acionistas, prestadores de recursos e credores em geral, além de integrantes do mercado de capitais como um todo, no sentido de que a entidade, sua natureza e a relevância da informação prestada abertamente por ela influenciam, mesmo que indiretamente, esse mercado. Já́ os usuários internos são os administradores (de todos os níveis) da entidade, bem como o fisco.
Tanto os usuários externos como os internos necessitam de informações confiáveis, exatas, apresentadas honestamente e isentas de distorções, e, para se ter essa confiabilidade, essas informações devem ser examinadas por pessoas devidamente capacitadas, que não as encarregadas de prepará-las. Portanto, devem ser examinadas por um auditor.
De acordo com o art. 31 da Instrução CVM n. 308/1999, a rotatividade na prestação de serviços de auditoria de demonstrações contábeis para a mesma entidade, realizada por auditor independente, deve ocorrer, no máximo, a cada cinco anos consecutivos, com intervalo mínimo de três anos para a sua recontratação.
Fonte: Prof. Silvio Crepaldi
Gostou do nosso post?
Conheça nossos cursos voltados para a área de Negócios:
Pós-Graduação Semipresencial Auditoria Governamental
Pós-Graduação Semipresencial MBA em Gestão da Segurança Privada
Pós-Graduação Semipresencial Orçamento Público e Gestão Fiscal Responsável