Postado em 02/04/2020
A Ginástica de Academia tem sido cada vez mais procurada e preferida no mundo fitness e dentro dela existem muitas modalidades, para todos os gostos. Ela agrupa vários exercícios, dos mais leves e descontraídos até os mais “puxados”. Então, é preciso apenas escolher o tipo em que você mais se encaixa e gosta de fazer.
Antes de falar das modalidades de Ginástica de Academia, porém, vamos entender como ela surgiu.
Ginástica de academia: história
A ginástica é um esporte que envolve uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. Ela se desenvolveu a partir de exercícios inventados pelos soldados da Grécia Antiga, como montar e desmontar de um cavalo, e de habilidades semelhantes às executadas em um circo. Naquela época, o esporte tinha que ser praticado totalmente nu, os chamados gymnasios, seguindo uma “regra” do deus Apolo.
Porém, o esporte só ganhou uma ênfase maior no final do século XVIII, na Europa, com a Escola Alemã, que focava em movimentos lentos e ritmados, e com a Escola Sueca, que trouxe a ideia de aparelhos no esporte.
Com o passar do tempo, os estudos e a prática do esporte foram evoluindo e a ginástica ganhou muitas modalidades: ginástica artística (também chamada de ginástica olímpica), ginástica rítmica, esportiva, trampolim, acrobática e aeróbica (conhecida como ginástica de academia).
Nos anos 1990, a ginástica de academia se tornou uma febre no mundo fitness, pois ela favorece a redução de gordura e produz corpos “sarados”.
Ginástica de Academia: modalidades
As modalidades da ginástica de academia são muitas, mas algumas delas são mais conhecidas e chamam mais a atenção das pessoas que são novas no mundo fitness. Aqui vão 5 delas:
1. Yoga
A Yoga é uma ginástica de academia que visa ao equilíbrio corporal e mental. Com exercícios de alongamento, proporciona um contato com a essência e o organismo do ser humano. É uma modalidade muito especial e que ajuda a reduzir o estresse.
2. Pilates
O Pilates é uma modalidade que trabalha não só o condicionamento físico, como também o mental. É mais procurada para o alívio de dores causadas por má postura e, assim, consegue colocar o corpo em harmonia. Seus exercícios incluem movimentos difíceis de fazer e que exigem muito treino.
3. Zumba
Uma das mais conhecidas, a zumba é uma modalidade que, através da mistura de dança e coreografias de músicas brasileiras (samba, salsa, merengue etc.), trabalha diversos grupos musculares do corpo, criando um verdadeiro treino.
Uma curiosidade: em 50 minutos de zumba, o aluno pode perder até mil calorias!
4. CrossFit
Incluindo-se nos estilos um pouco mais puxados e “pesados”, o CrossFit envolve corrida, agachamentos, uso de objetos (cordas, bolas) que ajudam a fortalecer e tonificar os músculos das pernas, coxas, glúteos, braços e o que mais o aluno precisar e desejar.
5. Artes marciais
Na versão fitness, as artes marciais usam os seus movimentos como se fossem exercícios. O Muay Thai é um dos mais conhecidos nesse segmento, juntamente com o boxe. Possui um ritmo animado e mais pesado.