Postado em 24/11/2020
Envelhecer com saúde é uma aspiração da maioria das pessoas em todo o mundo; no entanto, o processo de perda das habilidades físicas pode ser doloroso quando não se tomam algumas providências que aliviam e previnem os sintomas das patologias oportunistas na terceira idade.
Este texto explica como você, profissional de Educação física, pode entender como funciona o processo da chegada à terceira idade e como o treinamento de força pode ajudar nesse período. Confira abaixo!
Atividade física na terceira idade
A atividade física bem assistida é necessária para manter os níveis de gordura corporal e força muscular, resguardando a integridade do corpo idoso, auxiliando também nas atividades comuns e diárias como amarrar o sapato, levantar da cama, tomar banho e alimentar-se sozinho, por exemplo.
Dessa forma, o programa de treinamento precisa ser precedido de uma boa avaliação da composição corporal, que vai auxiliar no direcionamento de programas de emagrecimento e/ou manutenção da massa corporal.
Realizando o treinamento de força na terceira idade
Já existem, no meio acadêmico, muitos artigos que tratam das vantagens do treinamento de força (TF) e do treinamento funcional (Tfunc) na senescência. Uma análise dos referidos textos leva à conclusão de que o principal dano para o idoso é no sistema neuromotor, pois a perda neuromotora vem associada a uma diminuição de fibras musculares, daí a importância do treinamento para compensar a perda.
Em um estudo realizado na Universidade de São Paulo com um grupo de idosos sedentários, confrontado com um grupo-controle, verificou-se que o exercício físico teve como consequência uma melhora nas funções cognitiva e física.
O pesquisador concluiu que os praticantes de exercícios físicos relataram um maior sentimento de bem-estar em relação aos não praticantes. Todavia, é importante salientar que exercício físico e atividade física são duas coisas bastante diferentes entre si. Atividade física são as práticas diárias (caminhada, lavar roupa, secar a louça) e exercício físico caracteriza-se por procedimentos físicos periodizados e frequentes.
Benefícios do TF e do TFun na terceira idade
Na verificação da literatura, foram identificadas seis esferas relacionadas às vantagens do TF e do Tfunc na terceira idade: aumento dos níveis de força em todas as suas manifestações; aumento da massa muscular; melhora da flexibilidade; melhora da capacidade aeróbica; melhora das atividades funcionais; e melhora da densidade mineral óssea.
A grande característica do Tfunc é o trabalho de executar periodicamente as tarefas diárias com alguns obstáculos e instabilidades, para poder melhorar a consciência e aumentar o índice de atividades diárias do idoso.
Desde já, podem-se identificar as inúmeras vantagens do Tfunc para melhorar os vários fatores do idoso.
A importância do personal trainer para a terceira idade
Para realizar o TF e o TFunc na terceira idade, é importante a presença de um profissional de Educação Física para que este possa indicar os melhores exercícios sem prejudicar a saúde do idoso.
Realizar uma avaliação física será de grande valia para que você possa identificar possíveis problemas, como de locomoção, e assim planejar exercícios que irão auxiliar para essa melhora.
Conclusão
A terceira idade é um período da vida no qual o corpo do ser humano torna-se mais frágil. Por isso, é importante que ele esteja sempre ativo, praticando exercícios que irão auxiliar no alcance de uma vida mais saudável.
O TF e o TFunc são excelentes tipos de treinamento para auxiliar no ganho de força e de resistência dos idosos, porém, para que esses exercícios sejam realizados com sucesso, é muito importante a presença de um profissional competente que auxilie durante esses movimentos.
Finalizo este artigo deixando para reflexão dos nossos estudantes de Educação Física brasileiros a seguinte pergunta: Se um nicho precisa de intervenção especializada e existem poucos profissionais nessa área, o que está faltando para você começar a estudar todas as fases finais do corpo humano e as várias maneiras de intervenção para melhorar as atividades físicas diárias?
Fonte: blogeducacaofisica.com.br