Postado em 13/05/2021
Medicina Esportiva ou Medicina do Esporte é uma especialidade da área da saúde voltada ao cuidado de pacientes por meio do exercício físico e do esporte, ferramentas que possibilitam a melhoria da saúde e da qualidade de vida. Venha descobrir o que é e qual a importância da Medicina do Esporte.
O que é Medicina do Esporte?
“Medicina do Esporte é uma área de atuação para profissionais da saúde, uma área importante. A importância da Medicina do Esporte para a Educação Física é justamente trabalhar com a equipe multidisciplinar a fim de ajudar as pessoas”, explica o Prof. Dr. Alexandre Evangelista, coordenador do curso de Pós em Medicina do Esporte da Pós FMU.
Nesse sentido, o médico do esporte vai atuar com atletas de alta performance e, também, com pessoas que não são profissionais do esporte, mas que procuram na atividade física uma saída para melhorar sua qualidade de vida.
Ou seja, todo indivíduo que deseja iniciar e dar continuidade a uma prática esportiva deve procurar uma equipe multidisciplinar com esse foco, entre esses profissionais, um médico do esporte, que vai avaliar a condição física como um todo, a partir de testes e exames.
“Os principais objetivos [da Medicina Esportiva], no caso da Educação Física, é trabalhar com reabilitação, com equipes multidisciplinares para a promoção da saúde e qualidade de vida”, comenta o professor Alexandre.
Onde os médicos do esporte podem atuar?
Assim, a Medicina do Esporte é uma área especializada com diversas possibilidades de atuação. Segundo o professor Alexandre Evangelista, é possível trabalhar em:
• clínicas;
• clubes;
• academias;
• centros de reabilitação;
• centros de estética; e
• hospitais.
Como fazer Medicina do Esporte?
O profissional da saúde que deseja obter conhecimentos mais específicos sobre a Medicina do Esporte deve procurar pela educação continuada, visto que, na graduação, o tema não é abordado com a amplitude como nos cursos de pós-graduação.
O curso de pós-graduação em Medicina do Esporte é dividido em alguns blocos. No primeiro, são tratados assuntos de fisiologia do exercício e fisiologia clínica; no segundo, há um enfoque em tratar da prescrição de exercícios para grupos especiais: idosos, cardiopatas, hipertensos, pessoas obesas, diabéticos e gestantes; no terceiro, fala-se amplamente de medicina esportiva, abordando assuntos como traumatologia esportiva, cardiologia esportiva e a parte de periodização, ou seja, de planejamento a longo prazo, tanto para o esporte quanto para a saúde.
Após a realização da especialização, o profissional especializado em Medicina do Esporte estará capacitado para atuar com multidisciplinaridade no que diz respeito à atividade física e ao esporte no contexto da Medicina.
Você também pode gostar de:
Como fazer Medicina do Esporte?
O profissional da saúde que deseja obter conhecimentos mais específicos sobre a Medicina do Esporte deve procurar pela educação continuada, visto que, na graduação, o tema não é abordado com a mesma amplitude dos cursos de pós-graduação.
Conheça a Pós em Medicina do Esporte
O curso de pós-graduação em Medicina do Esporte é dividido em alguns blocos:
• No primeiro, são tratados assuntos de fisiologia do exercício e fisiologia clínica.
• No segundo, há um enfoque na prescrição de exercícios para grupos especiais: idosos, cardiopatas, hipertensos, pessoas obesas, diabéticos e gestantes.
• No terceiro, fala-se amplamente de medicina esportiva, abordando assuntos como traumatologia esportiva, cardiologia esportiva e a parte de periodização, ou seja, de planejamento a longo prazo, tanto para o esporte quanto para a saúde.
Ao concluir o curso, o profissional especializado em Medicina do Esporte estará capacitado para atuar com multidisciplinaridade no que diz respeito à atividade física e ao esporte no contexto da medicina.
Vantagens de fazer a especialização em Medicina do Esporte na Pós FMU
Agora que já sabemos mais sobre a área de atuação para os médicos do esporte, vamos conhecer quais são as vantagens de realizar um curso de pós na área:
• Garantir diferenciais competitivos na área da Medicina Esportiva.
• Aumentar a sua empregabilidade.
• Conseguir melhores oportunidades profissionais.
• Ampliar a sua network (rede de contatos).
• Obter novos conhecimentos específicos.
• Receber certificado credenciado pelo e-MEC.
Então, se você está buscando ampliar seus conhecimentos e sua network, consolidar sua carreira em uma área específica e, ainda, diferenciar-se no mercado de trabalho, faça o curso de especialização em Medicina do Esporte.