Postado em 20/01/2021
Ser um profissional de direito antenado e informado deixou de ser opção há algum tempo. Hoje em dia, com o dinamismo da informação em rede, conhecer os melhores blogs jurídicos e consumir conteúdo atualizado diariamente tornou-se uma obrigação.
Pensando nisso, preparamos uma lista com os 6 melhores blogs jurídicos que todo advogado deve acompanhar.
Se você está iniciando sua graduação, prestes a prestar o exame da OAB ou já atua na área e quer adquirir mais experiência, este artigo é pra você!
Como saber quais são os melhores blogs jurídicos?
Ao mesmo tempo em que democratiza a informação e facilita o acesso a informações que antes não estariam disponíveis, a internet também possibilita a criação de muito conteúdo com pouca credibilidade e confiabilidade nos dados apresentados.
Por isso, é essencial ter um bom crivo na hora de escolher os canais para acompanhar.
Nossos critérios de escolha para bons blogs jurídicos são:
- Trazer notícias constantemente atualizadas;
- Ser um portal com credibilidade;
- Oferecer conteúdo rico e multimídia (textos, vídeos, imagens etc.);
- Aborda assuntos tanto de forma geral quanto específica.
A seguir, falaremos sobre os 6 melhores blogs jurídicos para seguir. Confira!
JusBrasil
O JusBrasil é conhecido por ser o maior portal jurídico do Brasil, e tem como objetivo informar, educar e desmistificar assuntos sobre direito para leigos e iniciantes.
No portal, é possível acompanhar notícias, artigos elaborados por profissionais da área, legislação, jurisprudência e modelos de peças jurídicas.
Um dos diferenciais do portal JusBrasil é a presença de uma comunidade de advogados cadastrados (que já passa dos 580 mil), que compartilha informações e presta serviços aos usuários de acordo com a cidade em que se localizam.
ConJur
O portal Consultor Jurídico, ou ConJur, também é um dos melhores blogs jurídicos disponíveis. Traz atualidades, opiniões de profissionais de diversos segmentos do direito e informações categorizadas, além de uma livraria online com títulos recentes e clássicos da área jurídica.
Na categoria Entrevistas, é possível ter acesso a conversas sobre diversas temáticas (como direito de defesa, atuação política ou ideias inovadoras) com advogados e profissionais de destaque no setor.
Jota
Temos aqui uma dica diferente das anteriores: o portal Jota, fundado por um grupo de jornalistas especializados na cobertura de assuntos do poder judiciário.
Por meio de um olhar externo, mas muito próximo da área, o Jota disponibiliza para acesso coberturas de assuntos relacionados ao direito de forma simples e acessível a qualquer pessoa, até mesmo aquelas que não possuem formação na área.
Atualmente, o Jota recebe entre 700 mil e 1,7 milhão de acessos no portal por mês, e se consolidou como uma referência para quem busca dados corretos e precisos sobre o que acontece no mundo jurídico.
É uma excelente dica de leitura para advogados especializados em tributação e demais interessados no tema.
Migalhas
O Migalhas é verdadeiro prato cheio para quem quer acompanhar informações jurídicas. Além de notícias e reportagens, o leitor pode acessar artigos, jurisprudência, agenda de eventos, consultar a legislação e muito mais.
A intenção do portal é reunir todo tipo de informações jurídicas relevantes em um só lugar, contando com o apoio de colaboradores externos que alimentam as variadas sessões do site.
Ambito Jurídico
Indo além de ser simplesmente um blog, o mbito Jurídico é, também, uma revista eletrônica.
Isso significa que, além de oferecer notícias separadas por cadernos (como Direito Ambiental, constitucional, penal, biodireito, internet e informática, resenhas etc.), o portal dá acesso, também, a trabalhos e artigos, o que torna o mbito Jurídico uma excelente fonte de pesquisa para produções acadêmicas.
Além disso, ao enviar um conteúdo para o site, é possível ganhar visibilidade e credibilidade profissional na internet ao mesmo tempo em que complementa o currículo lattes.
Justificando
O Justificando se define como um portal essencialmente jovem, que tem como objetivo se tornar a fonte de artigos e notícias jurídicas das gerações atuais e futuras que, com seu caráter questionador, buscam informações sob diferentes óticas e vieses.
O próprio portal, em sua aba Apresentação, diz que deseja “influenciar aqueles que amanhã serão os juízes, ministras, promotores, advogadas e professores, como também plantar a semente do questionamento na mente das pessoas que já estão praticando o direito”.
Por que acompanhar blogs jurídicos?
Ser um profissional atualizado nas notícias do setor e na forma como elas impactam em nosso país (e no mundo) é uma forma de se diferenciar dos demais profissionais.
Além disso, além de contribuírem para uma compreensão mais profunda sobre as nuances políticas e econômicas do país, os melhores blogs jurídicos também são ferramentas muito úteis para pesquisas complementares à rotina de trabalho.
Fonte: turivius.com
Você pode gostar também:
+ 9 opções de carreira pública para profissionais da área de Direito