Postado em 18/03/2021
Os contratos são parte fundamental na rotina das empresas, e, quando são administrados e controlados corretamente, possibilitam segurança em transações empresariais.
Trata-se de uma ferramenta jurídica utilizada em negociações e em relações econômicas, e se baseia no comum acordo de, pelo menos, duas partes. Como sabemos, existem contratos de diferentes tipos e para diversos objetivos, por exemplo, contratos empresariais, contratos de compra e venda, contratos de locação, entre outros.
De um jeito ou de outro, os contratos estão presentes no cotidiano das organizações, independentemente do porte e do ramo de atuação.
A importância dos contratos nas empresas
Não é fato novo que, no mundo dos negócios, as relações de cunho profissional e comercial são oportunidades para fazer o negócio prosperar e crescer. Nesse sentido, os contratos são intermediadores.
Dessa forma, contratos bem-estruturados e elaborados por profissionais especializados são de extrema importância para resguardar a empresa e fornecer subsídio jurídico, caso venham a precisar.
Além disso, esses instrumentos jurídicos vêm para legitimar as relações estabelecidas, determinando direitos e deveres, regras e garantias.
Por isso, prestar muita atenção aos contratos é indispensável. E, nesse momento, entram os profissionais capacitados e especializados em Direito Contratual e sua importância nas organizações.
Segundo o Professor Doutor Ivan Durães, em entrevista sobre contratos de prestação de serviço de construção civil: “Todo tipo de contrato reclama a participação efetiva de um bom advogado. Esse cuidado é fundamental para evitar prejuízos desnecessários. Como estamos diante de um contrato específico, com complexidades inerentes, o ideal é o interessado contar com o acompanhamento de advogados especializados na área de contratos”.
Você também pode gostar de:
O profissional especializado em Direito Contratual
O advogado contratualista, ou seja, aquele que desempenha suas funções na área do Direito Contratual, é aquele cujo foco se direciona à regulamentação de contratos. Assim, faz parte de suas atribuições assessorar a empresa em todas as etapas do fluxo de um contrato.
A pós-graduação semipresencial em Direito Contratual da Pós FMU propõe fornecer uma visão sistêmica e abrangente em Direito Contratual, possibilitando, dessa forma, um melhor desempenho técnico e jurídico no âmbito da advocacia.
Para isso, durante o curso, são abordados assuntos como: contratos de compra e venda; teoria geral dos contratos; contratos empresariais, de construção civil, de transportes, de locação imobiliária, de seguros e de consumo; empreendedorismo jurídico; entre outros.