Postado em 02/07/2021
Todo esse quadro causado pela pandemia tem ocasionado uma mudança nos hábitos de consumo, afetando a maioria dos setores, inclusive o de Educação Física. Nesse contexto, especialistas apontam para uma grande tendência: treinos online.
De acordo com o ranking do Colégio Americano de Medicina do Esporte, essa modalidade de treino online é a principal tendência para este ano de 2021. Em 2019, os treinos ocupavam a 26ª posição nesse mesmo ranking.
Segundo a notícia publicada pelo portal Extra, a rede de academias BodyTech percebeu um aumento de 107% de usuários ativos no aplicativo BT Fit.
Esses dados demonstram a popularidade dos treinos online supervisionados com a utilização de tecnologias comunicativas, como aplicativos e ferramentas de videoconferência.
Leia mais:
Atividades físicas online e o profissional de Educação Física
Com as medidas de distanciamento social, as academias e os centros esportivos foram fechados temporariamente, o que levou muitas pessoas a recorrerem ao treino supervisionado a distância, com o acompanhamento de personal trainers e a ajuda das tecnologias digitais.
Por mais que a possibilidade do treino presencial nas academias já tenha retornado de maneira reduzida, essa modalidade já conquistou muita gente.
Essa movimentação abriu um novo nicho, que, ao que tudo indica, tende a crescer cada vez mais, no qual professores e instrutores especializados na área de Educação Física utilizam ferramentas tecnológicas para oferecer aulas e treinos.
São várias as vantagens do treino online, e uma delas é a flexibilidade de horários. Agora, o horário pode ser mais maleável e adaptado até às rotinas mais corridas.
A regra é clara: mesmo a opção de treino em casa deve ser acompanhada por um profissional capacitado na área de Educação Física, que vai observar e analisar os movimentos, corrigir e definir a carga e os exercícios apropriados.
Os profissionais de Educação Física necessitam estar preparados para atuar com esse novo modelo, por isso, obter conhecimentos novos e atualização profissional é tão importante. Uma dica é: busque agora um novo curso de Pós-Graduação em Educação Física.