Postado em 07/06/2021
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, o Brasil tem mais de 28 milhões de idosos, ou seja, pessoas com 60 anos ou mais, e esse número tende a crescer ainda mais nos próximos anos. Educadores físicos atentos a essa tendência e preparados para atuar com o treinamento de grupos especiais serão cada vez mais requisitados.
Por isso, o evento online, organizado e realizado pela Pós FMU, trouxe profissionais da área de Educação Física para falar sobre a terceira idade. Participaram os profissionais e professores Erica Verderi, Evandro Diniz Corvino e Paulo Jorge Carvalho, docentes do curso de pós em Terceira Idade: Metodologia e Prescrição de Atividades.
Durante o bate-papo, os professores trouxeram reflexões sobre como trabalhar com idosos, para proporcionar aos participantes instrumentos e mensagens que ajudem a melhorar o dia a dia de trabalho dos profissionais da área.
“A fala que tem que ficar aqui é: equilíbrio. Você tem que ter um momento da semana para ler, estudar, para fazer parte de um grupo de estudos, entre outros. O conhecimento está lá, mas você precisa de vivência, da tática, não é só estudar”, comentou o professor Evandro Corvino ao iniciar sua fala sobre a importância de equilibrar o conhecimento e as vivências.
Você também pode gostar de:
Por isso, segundo o professor Evandro, o estudo do idoso, ou seja, como é ser idoso no Brasil, quem são eles, como vivem, entre outros pontos, será crucial para o desenvolvimento do trabalho de Educação Física para a terceira idade.
“O tempo de reação do idoso, ou seja, ele ver, ouvir, pensar, para ele desenvolver aquele movimento é outro”, complementou o professor Evandro.
Durante o decorrer do bate-papo, os professores Erica Verderi e Paulo Jorge Carvalho discorreram sobre as implicações da prescrição de atividades físicas para idosos e, também, sobre o esporte na terceira idade.
Para acompanhar a fala desses professores e muito mais do bate-papo, o conteúdo está disponibilizado no canal do YouTube da Pós FMU, que você pode conferir a qualquer momento e em qualquer lugar.
Veja o bate-papo “Você sabe como trabalhar com idosos?” na íntegra:
Conheça o curso de Pós em Terceira Idade: Metodologia e Prescrição de Atividades
A pós tem o objetivo de capacitar os profissionais da área da saúde com conteúdos recentes e de cunho científico, para que possam, em suas intervenções cognitivas, motoras e socioafetivas, oferecer possibilidades de transformação e aprimoramento da saúde da população na terceira idade, seja nos clubes, nas academias, nos parques ou nas próprias residências.
Para isso, o curso de pós aborda assuntos como: funcionamento do organismo frente ao envelhecimento, ciências humanas aplicadas ao envelhecimento, atividade física aplicada ao envelhecimento, entre outros.
Gostou da possibilidade de voltar sua carreira para o atendimento da terceira idade, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos idosos? Então, confira a Pós em Terceira Idade: Metodologia e Prescrição de Atividades.