Postado em 14/04/2020
Collants, coque para o alto, muito brilho e apresentações fantásticas com leveza e precisão... Talvez essa seja a primeira imagem que venha nos seus pensamentos quando o assunto é ginástica. Mas, você sabia que existem muitas diferenças entre a ginástica rítmica e a artística? Se quiser saber quais são, venha com a gente nesta leitura!
Diferença entre Ginástica Rítmica e Ginástica Artística
A ginástica rítmica é uma modalidade esportiva em que são demonstradas séries de muita elegância e beleza, e também de intensidade e força. Aqui se unem elementos de dança clássica, teatro, música e movimentos corporais de alta performance. E não é só: também são incorporados aparelhos específicos que são essenciais para a execução dos movimentos: corda, arco, fitas, bola e maças.
Oficialmente, a ginástica rítmica só conta com a presença feminina, garantindo espaço em todos os anos de jogos olímpicos. Mesmo que de forma desconhecida, os meninos também praticam essa modalidade e podem até atuar em determinados campeonatos. Inclusive, a participação dessa modalidade sempre se dá em provas individuais ou em grupos, geralmente formados por 5 atletas, tanto na prática feminina quanto na masculina.
Ah, e a pontuação é a mesma para os dois também! Quanto mais difícil é a série, mais vale pontos, e a cada erro cometido, pontos são retirados. Por isso, os atletas sempre estão focados para executar tudo com precisão e perfeição.
Já a ginástica artística é uma modalidade esportiva com maior foco na técnica. Devem ser explorados a força, a agilidade, o equilíbrio e a concentração para a realização dos movimentos nas argolas, no cavalo, nas traves e em outros aparelhos.
A ginástica artística acontece em equipes formadas por diversos atletas. Por exemplo, na Confederação Brasileira de Ginástica, ganha a equipe que somar mais pontos durante a competição. Além disso, também existem as modalidades individuais feminina e masculina.
Agora que você já sabe sobre as diferenças entre essas duas práticas da ginástica, já pensou em se especializar em uma delas? Vale a pena conferir a Pós-Graduação em Ginástica Rítmica.
Nessa pós, você tem a possibilidade de ampliar sua formação em Educação Física e descobrir mais sobre a área de Ginástica Rítmica, como possibilidades de carreira, história brasileira e mundial da modalidade, práticas de manejos dos aparelhos oficiais e alternativos, e muito mais!
Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando para mais textos como este.